Além de elétricos e autônomos, carros da CES 2016 se conectam à casa
Feira de eletrônicos realizada em Las Vegas também tem espaço para carros, que deram um passo além na Internet das Coisas e se conectam inclusive à casa do usuário pela rede
Não existem mais fronteiras para a tecnologia quando a maior feira de eletrônicos do mundo, a CES 2016 (realizada em Las Vegas entre os dias 6 e 9 de janeiro) é tomada também por carros semanas antes do Salão do Automóvel de Detroit, cidade norte-americana assim como Las Vegas. Não à toa o pavilhão norte do centro de convenções que anualmente abriga o evento foi tomado por estandes de montadoras e outras empresas do setor. Aparentemente, todo mundo tinha algum tipo de inovação que deixa o carro mais inteligente para mostrar.
A grande supresa talvez tenha sido a Faraday Future, uma empresa até em desconhecida do grande público que claramente deseja concorrer com a Tesla e apresentou seu carro conceito: o FFZERO1. Mais semelhante a um Batmóvel do que a um veículo comum, o protótipo da empresa parte norte-americana e parte chinesa parece mesmo vindo do futuro, como o nome sugero: além de ser elétrico, dará ao condutor acesso a imagens ao vivo e visualização de dados em tempo real. E para encontrar informações no seu painel – sensível ao toque, é claro – o usuário só precisa fazer os mesmos gestos que nos smartphones: tocar, passar com o dedo e ampliar.
Além disso, o FFZERO1 tem no lugar dos espelhos retrovisores latereais smartphones que funcionam como interface entre o carro e o usuário, seja de dentro ou de fora do veículo. A Faraday Future também garante que seu carro seria autônomo, capaz de encontrar seu dono em alguma rua, por exemplo. Conceitos à parte, de novo mesmo só a conexão do carro com outros aparelhos da Internet das Coisas como a casa. É claro que as tecnologias de carros elétricos, autônomos também evoluíram, mas as novidades neste caso não são tão visíveis como, por exemplo, a evolução dos sistemas operacionais dos veículos, inovações mais antigas no mercado e que agora estão ganhando mais força e concorrência com a chegada do Car Play, da Apple, e Android Auto, do Google.
Fonte: IG - Tecnologia